Assembleia mobiliza pessoal da Ford para Campanha Salarial

Companheiros estão organizados pelo fim do teto salarial para aplicação de reajuste

Os metalúrgicos mensalistas começaram uma onda de mobilização pelo fim do limite no salário para a aplicação do reajuste na data base, conhecido como teto. A depender da disposição do pessoal na Ford, demonstrada durante assembléia na manhã desta segunda-feira (2), a luta tem tudo para ser vitoriosa.

Foi a primeira assembléia a reunir esse segmento de trabalhadores nas montadoras nesta campanha. “Agora é o trabalho setor por setor, área por área”, disse Simone Vieira, representante do setor no CSE na Ford.

Segundo ela, uma grande plenária de mensalistas está programada para o final do mês como o teto salarial como foco. Até lá vão ocorrer assembléia específicas sobre o assunto nas outras fábricas “Temos outras questões a debater, como aplicação de planos de cargos e salários, porém queremos marcar essa campanha salarial como a que derrubou o teto”, afirmou.

Discriminação
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, comentou que o teto impõe uma dura divisão entre trabalhadores, não só dos mensalistas para os horistas, mas também de horistas que ganham maiores salários. “Quando as negociações das campanhas chegam a um limite, os patrões impõem o teto como condição para um acordo. Temos de colocar um fim à essa discriminação porque o lucro das empresas é resultado do trabalho de todos”, comentou.

Segundo ele, esse objetivo só será alcançado com participação como foi nesta manhã na Ford. “A derrubada do teto depende da mobilização e do empenho de todos”, finalizou.

A reunião dos mensalistas foi a segunda assembléia na Ford. A primeira reuniu os companheiros e companheiras do primeiro turno.  

Confira o calendário das negociações

Terça-feira, 10h, na FEM
– Grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos)
– G 3 (autopeças, forjarias e parafusos)

Quinta-feira, 14h, na Fiesp
G 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários e outros) e G 10 (lâmpadas e aparelhos elétricos; estamparia; mecânica e material bélico e outros).