Assinado acordo com Fundição

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT, Valmir Marques, o Biro-Biro, assinou ontem a convenção coletiva com representantes da Fundição. É o terceiro grupo patronal que assina acordo de campanha salarial, depois das Montadoras e do Grupo 3 (autopeças, forjarias e parafusos).

“É mais um acordo com reposição da inflação, 2% de real e avanços nas cláusulas sociais, sinalizando condição semelhante nos acordos com os outros grupos patronais”, disse Biro-Biro.

A assinatura do acordo como Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) está marcada para hoje. Já com o Grupo 8 (trefilação, refrigeração, esquadrias, artefatos de ferro etc.) as negociações continuam, pois faltam aparar algumas divergências e acertar pendências.

Grupo 10
A Federação inicia hoje negociação com o Grupo 10 (lâmpadas, mecânica, material bélico, equipamentos hospitalares entre outros) buscando a reposição da inflação, 2% de aumento real, valorização dos pisos, 40 horas semanais, mudança da data-base para setembro e melhoria nas cláusulas sociais.

Uma das preocupações, segundo Biro-Biro, é garantir na convenção a estabilidade aos acidentados e portadores de sequelas, já que esse direito está assegurado aos metalúrgicos do Grupo 10 por meio de medida judicial.

“Tivemos esta conquista no Grupo 3, depois de anos de luta, e acredito que esse avanço vai repercutir nas negociações que estão começando”, concluiu.