Assinado acordo de empréstimo consignado na Termomecânica
Foi assinado na última quinta-feira acordo com a Termomecânica, de São Bernardo, autorizando os trabalhadores a pegar empréstimos no Unibanco e ter as parcelas descontadas na folha de pagamento. O acordo entra em vigor nesta primeira quinzena de julho.
Este tipo de operação é chamada de empréstimo consignado e permite que os companheiros tenham acesso a linha de crédito pagando juros menores.
Segundo José Paulo Nogueira, diretor do Sindicato, o acordo é muito vantajoso para os trabalhadores porque a taxa de juros acordada entre o Unibanco e a Termomecânica varia de 1,5% a 2,5% ao mês, dependendo do prazo de pagamento. “Isso permite que os companheiros se livrem de alguma dívida com juros maiores feita em linhas de crédito no formato tradicional”, enfatiza Zé Paulo.
Segundo ele, até esse acordo os companheiros contraiam empréstimo pessoal no Unibanco a juros de 5,87% ao mês (98% ao ano), além de uma taxa de abertura de crédito (TAC) de R$ 120,00.
Outros trabalhadores estão pendurados no cheque especial, cuja taxa de juros é 7,6% ao mês (140% ao ano).
“Com o consignado, o trabalhador tem a chance de se livrar de todos esses abusos, podendo trocar dívidas muito caras por outra em patamares mais civilizados”, explica Zé Paulo.
As operações de empréstimo com desconto em folha foram negociadas pela CUT há quatro anos com o objetivo de baratear o crédito aos trabalhadores.
Isto acontece porque o banco, tendo a garantia do pagamento da dívida através do desconto em folha, cobra taxas menores.
Juros caem para aposentados
O teto para a taxa de juros do empréstimo consignado a aposentados e pensionistas teve um nova redução, passando de 2,72% para 2,64% ao mês (36,6% ao ano). O novo teto acompanha a redução da taxa selic (a taxa básica de juros no País), hoje em 12% ao ano.
Segundo a Previdência Social, o valor médio de empréstimos a aposentados gira em torno de R$ 1.370,00. Atualmente são 7 milhões e 100 mil empréstimos ativos, sendo que 60% deles são concedidos a beneficiários com renda de um salário mínimo.