Assinado acordo de ponto eletrônico entre Sindicato e Mercedes. Veja o texto
É o primeiro acordo desde que o Ministério do Trabalho baixou portaria que alterou o uso do ponto eletrônico
Representantes do Sindicato, da Mercedes e do Comitê Sindical na montadora assinaram o novo acordo.
Foto: Rossana Lana / SMABC
O Sindicato e a Mercedes-Benz assinaram nesta quarta-feira acordo ratificando o atual sistema eletrônico de controle da jornada de trabalho. É o primeiro acordo desde que o Ministério do Trabalho baixou portaria incorporando mudanças no uso do ponto eletrônico sugeridas pelas centrais sindicais.
“As mudanças foram pela valorização do papel de fiscalização do Sindicato e de valorização da negociação coletiva”, disse Sérgio Nobre, presidente do Sindicato.
Para Elizeu Prata, gerente de relações sindicais da Mercedes, o acordo confirma o acordo construído na década de 90 entre e empresa e a representação. “Além do orgulho de ser a primeira montadora a assinar o acordo”, afirmou.
Acordos só com controle
Sob o argumento de procurar impedir fraudes, no ano de 2009 o Ministério do Trabalho baixou a portaria 1.510 para disciplinar o uso do ponto eletrônico. A medida implantava um sistema de controle demorado com a emissão de um tíquete impresso e não permitia o uso de sistemas alternativos.
Nosso Sindicato questionou a nova portaria, pois o sistema criado, apesar de complexo, não evitava a ocorrência de fraude. Por não permitir o uso de sistemas alternativos, a portaria não considerava o papel de negociador do Sindicato e nem seu poder de fiscalização.
“Depois da nossa intervenção no Ministério, agora a nova portaria prevê o acordo coletivo, fortalecendo o papel do Sindicato e da representação no local de trabalho”, disse o diretor executivo do Sindicato José Paulo Nogueira, um dos negociadores do novo texto no Ministério.
Sérgio Nobre alertou que o Sindicato só vai fazer acordo de controle eletrônico de jornada como o assinado com a Mercedes em empresas abertas à fiscalização do Sindicato. “Só vamos assinar se o Sindicato estiver dentro da fábrica, com poderes de controlar os acordos assinados e evitar qualquer tipo de fraude”, comentou.
Saiba mais: Veja o acordo entre Sindicato e Mercedes-Benz sobre o ponto eletrônico
Da Redação