Associação Heinrich Plagge entrega medalha de direitos humanos ao prefeito Filippi

Homenagem foi realizada durante sessão solene na Câmara de Diadema, em defesa da democracia e na luta por memória

Foto: Adonis Guerra

A Associação Heinrich Plagge entregou a medalha Lúcio Bellentani de direitos humanos ao prefeito de Diadema, José de Filippi, em sessão solene na Câmara Municipal no dia 31 de maio.
A Associação é uma entidade que congrega trabalhadores que foram presos e perseguidos na ditadura militar. O presidente, Tarcísio Tadeu Pereira, lembrou que Lúcio Bellentani, aos 28 anos de idade, foi levado aos porões da ditadura depois de torturas dentro da fábrica.

Foto: Adonis Guerra

“Lúcio saiu com três dentes na boca, não porque apodreceram, mas porque foram arrancados. As pessoas falam ‘ah, a ditadura está tão longe’, mas vejam as ameaças contra a América Latina, o mesmo governo que derrubou o presidente Jango tem suas digitais na queda da presidenta Dilma e na ameaça constante para desestabilizar a democracia na América Latina”, alertou.
Também falou da entrega da medalha. “Aqueles que são defensores das políticas públicas em favor dos mais humildes atuam em defesa de um estado democrático de direito que não podemos abrir mão”, afirmou.
O prefeito Filippi agradeceu a homenagem. “Sou muito grato a todos que me homenagearam, aos que resistiram à ditadura militar e aos que trabalham todos os dias para incentivar a cultura de paz em todo o país”.

Foto: Adonis Guerra

O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, destacou o importante papel da Associação no resgate da memória. “É preciso dialogar sobre a ditadura e evitar que ela jamais aconteça novamente. E a homenagem sempre é justa quando feita àqueles que lutam, sonham e defendem uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e democrática. Parabéns ao prefeito Fillippi pela homenagem”.