Atender Inovar-Auto é principal meta da SAE
Desenvolver estudos para aprofundar as oportunidades do Inovar-Auto, a política industrial para o setor automotivo nacional no período 2013-2017. Para Ricardo Reimer esta é a principal meta de sua gestão na presidência da seção brasileira da sociedade de engenheiros automotivos, a SAE Brasil, cuja nova diretoria para o biênio 2013-2014 foi empossada oficialmente na segunda-feira, 4. “Com certeza o objetivo mais importante para nós e a indústria, é o atendimento do Inovar-Auto”, destacou Reimer, formado em engenharia de produção pela FEI e administração de empresas pela FGV. Ele também é presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul.
“O Inovar-Auto nos traz um horizonte. Temos tempo para trabalhar e a indústria, para ser bem-sucedida, precisa desse planejamento”, avalia Reimer. “O novo regime automotivo é o primeiro passo nesse sentido e mostra que o Brasil agora pensa diferente, de maneira mais estratégica”, acrescenta o dirigente. Ele garante que a SAE Brasil, por meio de seus associados e comissões, está pronta a ajudar as empresas a cumprir os objetivos de desenvolvimento tecnológico contidos na política industrial desenhada para o setor.
“A importância da SAE nesse processo é fomentar o desenvolvimento da indústria nacional, para manter o setor forte e evitar as importações”, disse Reimer. Para ele, o regime automotivo em vigor desde o início deste ano trará vantagens para o consumidor e mais competitividade para a indústria, quando forem atingidas suas metas de inovação tecnológica e de aumento de eficiência energética dos veículos vendidos no País.
“Câmbio desfavorável e impostos altos deixam o País fora da competitividade. Temos de trabalhar para aumentar nossa eficiência e competir com outros países”, destacou o novo presidente da SAE.
Metas e eventos
Além de fomentar o atendimento aos objetivos do Inovar-Auto, Reimer apresentou em sua posse outras três metas que pretende ver atingidas durante sua gestão: aumentar a abrangência nacional da SAE Brasil, especialmente no Nordeste, para onde rumam muitas indústrias do setor atualmente; ampliação do caráter internacional da entidade, que nos Estados Unidos tem mais de 100 mil associados; e consolidação da SAE como plataforma de conhecimento voltada ao aperfeiçoamento profissional, “a função primária de nossa associação de engenheiros”, afirma o dirigente.
Para levar as metas adiante, Reimer conta com o trabalho das 14 diretorias da entidade, além de comissões técnicas e comitês executivos, que este ano vão organizar nada menos que 90 eventos nacionais e regionais, incluindo cursos e 20 simpósios e fóruns (veja aqui), dois deles inéditos: o Simpósio de Inovação, em junho, e o Simpósio de Mobilidade, em setembro.
O maior dos eventos da entidade, o Congresso e Exposição SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, acontece de 7 a 9 de outubro, em São Paulo. Em 2013 o tema do Congresso está em linha com a prioridade número um da SAE: “A qualificação da engenharia brasileira na busca por soluções inovadoras”. Segundo informou Reimer, 80% dos estandes disponíveis na exposição já estão reservados por empresas expositoras. Esta edição contará ainda com três painéis inéditos: compras, competitividade e logística.
A SAE Brasil tem atualmente 5.640 pessoas físicas associadas, número que mais que dobrou nos últimos 10 anos. A entidade é financiada pelas mensalidades dos sócios, o apoio de 250 empresas e por seus eventos, que reúnem cerca de 18 mil participantes por ano. Passam pelos cursos organizados pela SAE cerca de mil engenheiros por ano, em média. Os programas estudantis atraem perto de 2 mil estudantes de engenharia por ano.
Do Automotive Business