EDITORIAL: Atentos e fortes nas batalhas

Foto: Adonis Guerra

Companheiros e companheiras,

Este foi um ano difícil, repleto de batalhas, mas com uma dose extra de esperança. Chegamos agora ao final dessa jornada com a sensação de dever cumprido, pois foi por meio de muita luta e resistência que conquistamos a tão sonhada retomada do projeto voltado à classe trabalhadora brasileira com a eleição do presidente Lula.

Desde 2018, nosso lema tem sido ‘ninguém solta a mão de ninguém’. Ao longo de todo esse processo, nos mantivemos unidos, mobilizados e organizados em prol do nosso objetivo comum. Uma vitória que merecemos comemorar pelo empenho e dedicação de cada trabalhador e trabalhadora, que em nenhum momento desistiu ou sequer duvidou de que esse era o caminho certo para o país.

Esse resultado comprova que os metalúrgicos e metalúrgicas do ABC são historicamente comprometidos com a democracia. Mais uma vez demostramos nossa força e garra. 

Sim, chegamos até aqui com essa vitória, mas é preciso lembrar que durante todo o ano enfrentamos tantos outros desafios que atacaram nossos empregos, salários e nossas vidas. O Sindicato não se furtou, em nenhum momento, a defender os postos de trabalho diante das ameaças de demissões.

Choramos e sorrimos! Estivemos na linha de frente para conquistar acordos que contemplassem os anseios dos trabalhadores e seus familiares. E, de forma constante e árdua, como é papel de um sindicato propositivo, cobramos políticas públicas voltadas para o fortalecimento da indústria nacional, muitas vezes não realizadas pelos atuais governos nas esferas municipal, estadual e federal.

Em 2022 não deixamos de priorizar pautas que já fazem parte da nossa agenda anual, como a celebração e atenção para a relevância do Dia Internacional da Mulher, da Consciência Negra, além das questões relacionadas à saúde como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

As relações internacionais foram fortalecidas, bem como a relação com os movimentos sindicais e sociais, além do fortalecimento de políticas regionais por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com atenção e cobrança de medidas voltadas para as sete cidades.

Para além das pautas da categoria, os Metalúrgicos do ABC seguiram firme com seus valores de Sindicato Cidadão. Durante o período mais intenso do inverno, além das campanhas de solidariedade, abrimos as portas para acolher pessoas em situação de rua. A ação foi abraçada por companheiros e companheiras do Sindicato, de entidades e movimentos parceiros.

A cultura também foi uma das protagonistas no Sindicato este ano. Além de palco das lutas da categoria, iniciamos a Engrenagem Cultural. Na Sede foram realizados lançamentos de livros, exibições de filmes e documentários, apresentações artísticas, sarau e revelações de talentos da base.

Outro destaque foi a valorização da nossa história, tão necessária para saber quem somos. Nos encontros de gerações com ex-representantes trouxemos para o centro das conversas aqueles que abriram os caminhos para que estivéssemos aqui.

Conversas que não abrimos mão de ter, inclusive, no chão de fábrica. O olho no olho com a categoria se manteve semanalmente presente em cada “Tribuna na mão” nas portas de fábrica durante as madrugadas. Assim como nas assembleias de mobilização da nossa Campanha Salarial que culminou, apesar da insistência contrária dos patrões, na conquista da reposição da inflação, aumento real e renovação das cláusulas sociais com assinatura das Convenções Coletivas de Trabalho.

Enfim, encerramos esse ciclo certos de que fizemos um bom trabalho, mas na certeza de que 2023 cobrará ainda mais de nós. Teremos um ano repleto de oportunidades e mudanças.

Apesar da certeza de que o governo que assumirá em janeiro preza pelo respeito às instituições, aos direitos dos trabalhadores, aos negros, às mulheres, aos povos originários, à comunidade LGBTQIAP+, ao meio ambiente e à democracia, continuaremos ATENTOS E FORTES! Defendemos um projeto que foi vitorioso, voltado aos trabalhadores, mas o Sindicato continuará fazendo seu papel e cobrará pela efetivação desse projeto. Que a partir de 2023 o povo possa voltar a SER FELIZ!

Nossos mais sinceros desejos de que este final de ano seja um momento de paz e reconciliação entre amigos e familiares. Que o amor, a alegria e a saúde estejam presentes em abundância nos lares de cada um de vocês. São os votos da diretoria dos Metalúrgicos do ABC.

Moisés Selerges

Presidente