Atividade industrial cai para 45,4 em outubro na zona do euro

O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da zona do euro caiu para 45,4 pontos em outubro ante os 46,1 pontos de setembro, informou hoje o instituto de pesquisas Markit Economics. Economistas ouvidos pela “Dow Jones Newswires” previam leitura de 45,3 pontos, o que confirmaria a leitura preliminar do índice.

Números acima de 50 pontos mostram expansão da atividade, enquanto uma leitura abaixo indica contração.

A contração do setor industrial do bloco se estende para o 15º mês seguido, reflexo das fracas condições do mercado interno.

Não só houve uma aceleração da queda, como uma ampliação dentro da zona do euro. Segundo o Markit, somente o índice da Irlanda ficou acima de 50 pontos e a Holanda voltou ao terreno de retração. O ritmo de contração acelerou na Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Grécia.

A produção caiu pelo oitavo mês seguido e os novos pedidos de exportações recuaram pelo 16º mês consecutivo.

“O setor industrial iniciou o quarto trimestre de forma meio que decepcionante e o ritmo de contração acelerou. Os segmentos de bens de consumo, intermediários e bens de investimento tiveram maior queda de produção, enquanto fabricantes lidam com a fraca demanda interna e redução do fluxo comercial da zona do euro”, disse Rob Dobson, economista do Markit Economics.

 

Do Valor Econômico