Atividade industrial volta a crescer em julho, aponta CNI
Pela primeira vez no ano, estoques ficaram acima do esperado pelo setor. Perspectiva para os próximos seis meses é positiva, segundo a sondagem.
Indústria paulista cria 12,5 mil empregos em julho, diz Fiesp Vendas da indústria caíram 0,6% em junho, diz CNI A produção industrial brasileira voltou a crescer de forma acentuada em julho, de acordo com Sondagem Industrial divulgada nesta terça-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em uma escala onde valores acima de 50 pontos apontam crescimento, o indicador que mede a evolução da atividade no setor chegou a 53,4 pontos, ante 51,8 pontos em junho.
Segundo a CNI, apesar do aumento na produção, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) em julho ainda ficou abaixo do usual para o mês. Seguindo a mesma metodologia, o uso do parque instalado ficou em 49,1 pontos no mês passado, ante 48,4 pontos registrados no mês anterior.
Estoques
A sondagem também revela que, pela primeira vez neste ano, os estoques ficaram acima do planejado pelos empresários, com indicador em 51,3 pontos. “Esse dado mostra que a produção da indústria foi mais do que suficiente para atender à demanda no período”, afirmou a confederação, em nota. Segundo a CNI, desde janeiro o indicador ficava abaixo de 50 pontos, indicando que os estoques estavam abaixo do esperado.
Realizada com 1.472 empresas entre os dias 2 e 18 de agosto, a pesquisa também indica que as expectativas na indústria continuam positivas. O indicador sobre a perspectiva dos empresários para a demanda nos próximos seis meses ficou em 63,1 pontos. Já as perspectivas em relação às exportações permanecem mais conservadoras, com índice em 51,8 pontos.
Do G1, com informações da Agência Estado