Ato ecumênico pelas vítimas do trabalho

A CUT ABC e os sindicatos da região promovem amanhã ato ecumênico em memória às vitimas de acidentes e doenças do trabalho. O ato será realizado na Praça do Carmo, no centro de Santo André, às 10h.

O objetivo é propiciar um momento de reflexão para a necessidade da luta em defesa da saúde dos trabalhadores, reivindicando a garantia de um ambiente trabalho saudável e seguro.

Todos os anos morrem no Brasil três mil trabalhadores, uma morte a cada duas horas. Outros 300 mil trabalhadores se acidentam, três acidentes a cada minuto.

Segundo a Previdência Social, os afastamentos anuais por incapacidade temporária superiores a 15 dias atingem 155 mil trabalhadores, em média. Destes, perto de 14 mil não voltam mais à sua atividade ou a qualquer outro tipo de trabalho.

E essa conta quem paga é a sociedade, pois a Previdência gasta R$ 32 bilhões por ano no atendimento das vítimas dos acidentes do trabalho. O valor é o mesmo que o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, reservou para construir e reformar estradas em quatro anos.