Ato lembra vítimas de acidentes do trabalho

Lançamento de memorial e uma mesa-redonda com o médico psicanalista Eduardo Losicer sobre saúde e segurança serão realizados amanhã pelo Sindicato para marcar o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O médico vai falar sobre uma nova forma de acidente de trabalho causada por traumas psíquicos provocados, por exemplo, pelas exigências de metas produtivas, assaltos a banco ou assédio no trabalho.

Há mais de três décadas vários países dedicam o dia 28 de abril a lembrar a memória das vítimas de acidentes e doenças.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, todo ano morrem mais de dois milhões de pessoas enquanto trabalham.

No Brasil as estatísticas são deficientes por incluírem somente os trabalhadores com carteira assinada e, mesmo assim, registram cerca de três mil mortes anuais.

Esses números apontam também que a cada ano acontecem mais de 390 mil casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Destes, cerca de 15 mil são casos de incapacidade permanente.

O lançamento do memorial e a mesa-redonda acontecem a partir das 19h, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede do Sindicato. Todos estão convidados.