Ato marca dia em memória das vítimas de acidentes de trabalho

O Sindicato, a CUT-ABC e demais entidades seguiram em caminhada na manhã de ontem pelas ruas de São Bernardo por ato em memória às vítimas de acidentes de trabalho (foto). A data é celebrada mundialmente em 28 de abril.

Centenas de trabalhadores se concentraram na porta do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, e seguiram até a prefeitura da cidade, onde se encaminharam até o teatro Cacilda Becker para uma série de debates, inclusive contra o Projeto de Lei 4.330, que precariza as relações de trabalho.

Diante do avanço do PL no Congresso, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados, o coordenador da Comissão de Saúde dos Metalúrgicos do ABC, Amarildo Sesário de Araújo, fez um alerta. “É um mecanismo selvagem, que permite que as empresas aumentem a jornada e o ritmo de trabalho, reduzindo os salários e também expondo os trabalhadores a situações de risco”, declarou.

Segundo o dirigente, o risco de acidentes deve aumentar consideravelmente. “Os terceirizados são os trabalhadores que mais sofrem acidentes. A segurança é prejudicada porque companhias de menor porte não têm as mesmas condições tecnológicas e econômicas”, afirmou Amarildo. “Além disso, elas recebem menos cobrança para manter um padrão equivalente ao seu porte”, prosseguiu.

Entre outras bandeiras de luta, os companheiros também protestaram neste dia 28 contra a edição das medidas provisórias 664 e 665, que alteraram direitos históricos da classe trabalhadora, como o seguro-desemprego e o auxílio-doença. “A MP 664 permite a privatização das perícias médicas, principalmente as perícias acidentárias, que objetivam a investigação da relação do nexo de causalidade com o trabalho, ou seja, o trabalho como causador do acidente”, continuou o dirigente.

Para se tornarem leis definitivas, as medidas provisórias precisam ser votadas até o dia 1º de junho no Congresso Nacional. “Até lá, os trabalhadores manterão firme a mobilização contra as mudanças que representam prejuízo aos direitos conquistados”, concluiu o dirigente.

O dia 28 de abril é o dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho. Neste dia, em 1969, houve uma comoção mundial quando em um acidente 78 trabalhadores morreram em uma mina nos Estados Unidos. Então decretou-se essa data como um marco para se repensar toda esta questão da segurança no trabalho. No Brasil, a lei 11.121 de 2005 institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Da Redação