Ato unificado do 1° de Maio será na área externa da Neo Química Arena, zona leste da capital paulista

Pautas incluem emprego decente, igualdade salarial entre gêneros, dentre outras. Atividade terá shows gratuitos

Os Metalúrgicos do ABC celebram no próximo 1° de maio, a partir das 10h, o Dia do Trabalhador e Trabalhadora, que neste ano será na área externa da Neo Química Arena (estádio do Corinthians), Itaquerão, na zona leste da capital paulista. As bandeiras de luta são emprego decente, correção da tabela do imposto de renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Durante anúncio do ato no último dia 15, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, detalhou que, assim como nos anos anteriores, o 1° de Maio será um dia de luta. “É importante que todas e todos compareçam porque lá estarão lideranças do movimento sindical, dos movimentos populares e de partidos políticos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora”.

“É também uma data para celebrar e relaxar, com grandes shows de artistas nacionais. É uma oportunidade para o povo levar a família, as crianças e fazer uma grande confraternização”, garantiu Sérgio.

O ato será, mais uma vez, realizado de forma unitária entre a CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.

Luta

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, disse que é sempre bom lembrar que é o Dia do Trabalhador. “Não é Dia do Trabalho, e não é somente uma data comemorativa, mas de reivindicações. A classe trabalhadora, que produz a riqueza do país, tem que ser atendida nas suas pautas, como redução de jornada, de trabalho, salário e trabalho iguais, aposentadoria decente”.

“O principal é a gente saber que nós pertencemos a uma classe, nós queremos e merecemos uma vida digna para nós e nossas famílias. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. Entendeu?”, disse Moisés.

Itaquerão

Foto: Divulgação

O 1° de Maio é organizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Por tradição, o ato principal ocorre em São Paulo. Em 2024, ao contrário dos anos anteriores em que foi realizado na região central da cidade, a atividade será realizada no estacionamento Oeste da Neo Química Arena (estádio do Corinthians), conhecido como Itaquerão.

“É uma região de muita concentração operária”, lembrou o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre. “É a primeira vez fora do centro da cidade. O Corinthians nos ofereceu o espaço que tem excelente localização. Facilita o deslocamento”, pontuou. O acesso é facilitado pela estação Corinthians-Itaquera, linha vermelha do Metrô de São Paulo. A agenda de shows e participação de lideranças políticas será divulgada nos próximos dias.