Atos reúnem milhares de pessoas no Dia da Consciência Negra
Milhares de pessoas saíram às ruas no ABC e em São Paulo na última quinta, dia 20, para comemorar o Dia da Consciência Negra e refletir sobre a data.
Os Metalúrgicos do ABC participaram reivindicando mais recursos às políticas de inclusão social, além das reformas política e da mídia.
Baterias de escola de samba, passistas, baianas, rodas de capoeira e maracatu marcaram presença nas marchas na região. A programação do dia também contou com atos religiosos. Segundo o coordenador da Comissão de Igualdade Racial do Sindicato, José Laelson de Oliveira, o Leo Superliga, os atos atingiram o objetivo de dizer o que a consciência negra significa não só para os negros, mas para toda a sociedade.
“Nossa luta é para evoluir ainda mais na pauta do movimento e manter as conquistas já garantidas aos trabalhadores negros”, afirmou o dirigente.
Leo destacou ainda que uma das mais veementes reivindicações da Comissão hoje é para que a data seja considerada feriado em todo o País. “Neste ano celebramos a Consciência Negra em 1.047 cidades, em um total de 5.570 municípios”, disse.
“É importante que todos os envolvidos no movimento negro sejam multiplicadores destas ações para que a população reflita contra o racismo, pelas cotas, sobre a lei que determina o ensino da história da África nas escolas, nas políticas afirmativas e muito mais”, prosseguiu.
“Nesta 11ª edição da Marcha da Consciência Negra, exigimos também a implantação das leis antirracismo, o direito de expressão das religiões de matriz africana e o fim do machismo e da violência contra a mulher negra”, concluiu Leo.
Da Redação