Atualizada, GM São Caetano começa a produzir a Montana
O principal lançamento previsto pela General Motors para o ano começou a sair das linhas de uma transformada fábrica de São Caetano do Sul, SP: as primeiras unidades da Nova Chevrolet Montana destinadas aos consumidores já estão sendo produzidas. Segundo a companhia duas mil picapes foram reservadas na pré-venda, no fim do ano passado, e há outros milhares de pedidos nas mãos de vendedores da rede Chevrolet.
Ofertada em quatro versões, Premier e LTZ automáticas e LT e LS com câmbio manual, a Nova Montana demandou mais de um ano de obras na unidade do ABCD Paulista, em paralelo com a produção do Tracker e Spin, outros modelos que saem das linhas. Segundo a GM foram 4 mil m² de instalações agregados, o que permitiu a readequação do fluxo fabril, que tem cerca de 4 quilômetros de extensão.
O grande destaque é a nova prensa, a mais rápida da GM nas Américas, com capacidade para estampar até 30 mil peças por dia, dentre capôs, para-lamas, portas e tampas traseiras. É o dobro da geração anterior, com consumo de metade da energia elétrica. A máquina tem 96 metros de comprimento por doze de largura e dezoito de altura, dos quais sete estão no subsolo.
A unidade ainda ganhou 274 novos robôs, um scanner no fim da linha de montagem que faz a conferência dos processos da carroceria e um carrinho autônomo para transportar peças de grandes portes, um desenvolvimento da GM do Brasil. Tudo dentro do plano de R$ 10 bilhões de investimentos que a companhia aplica em São Paulo até 2025. A Nova Montana começa a chegar à rede em meados de fevereiro, segundo Kleusner Lopes, diretor de vendas nacionais da GM.
Da AutoData