Audi retoma produção de carros no Brasil a partir de 2022
Q3 e Q3 Sportback serão fabricados em São José dos Pinhais (PR)
A Audi confirmou nesta terça-feira (14) a retomada da produção de veículos no Brasil. Os modelos Q3 e Q3 Sportback serão fabricados em São José dos Pinhais (PR), ambos com motorização 2.0 turbo de 231 cv e tração integral quatro. Segundo a empresa, “os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro”.
“Decidimos pela produção destes modelos nestas configurações porque achamos que são os mais adequados para nosso mercado. Por enquanto não vamos voltar a produzir os modelos de entrada”, declarou Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil. A produção de veículos da marca havia sido interrompida em fevereiro deste ano. Na época, a Audi declarou que a decisão era uma medida temporária.
Inaugurada em 1999, a planta pertence ao Grupo Volkswagen. Desde então, a empresa já produziu a primeira geração do A3 hatchback entre 1999 e 2006 e, mais recentemente, as gerações anteriores de A3 Sedan e Q3. Segundo a empresa, a capacidade produtiva na “nova fase” de fabricação nacional é de 4 mil unidades por ano. Entretanto, este volume não representa necessariamente a quantidade de veículos que serão produzidos no Paraná.
Perguntado sobre o imbróglio envolvendo a devolução dos créditos do IPI após a suspensão da produção local, a marca se mostrou otimista quanto a um desfecho positivo. Existe, inclusive, a perspectiva de aprovação de um orçamento maior por parte da matriz para realizar investimentos no complexo paranaense. Isso permitiria a ampliação do número de veículos fabricados aqui.
Do Automotive Business