Audi toma frente e é 1ª a fechar fábrica; VW é dúvida

Marca das quatro argolas já tem data para fechar sua linha de montagem em Bruxelas (BEL)

Enquanto a matriz do Grupo Volkswagen parece estar reconsiderando o fechamento de algumas de suas fábricas na Alemanha, a Audi tomou medidas mais drásticas na Bélgica. Localizada em Bruxelas, uma das linhas de montagem da marca já tem data para encerrar as atividades em meio à crise do conglomerado.

No final de fevereiro de 2025, a Audi encerrará suas atividades na capital da Bélgica. Consequentemente, o Q8 E-Tron e o Q8 E-Tron Sportback, que eram produzidos na planta, devem ser eliminados. Devido às vendas fracas, os dois SUVs elétricos grandes não estão gerando demanda suficiente para manter a fábrica aberta.

A Audi havia tentado encontrar um comprador para a fábrica, mas sem sucesso. Houve rumores de que a montadora chinesa Nio estava interessada em adquiri-la, mas o CEO William Li posteriormente negou o rumor em setembro. A Reuters cita Gerd Walker, membro da diretoria e chefe de produção da Audi, dizendo: “A decisão de fechar a fábrica de Bruxelas é dolorosa. Pessoalmente, foi a decisão mais difícil que já tive de tomar em minha carreira profissional”.

A Audi pretendia se tornar totalmente elétrica até 2033, mas agora quer permanecer “flexível”, de acordo com o CEO Gernot Döllner. A unidade de Bruxelas foi fundada em 1949 e tem pouco mais de 3.000 funcionários e é considerada a “primeira fábrica de produção de alto volume neutra em carbono do mundo no segmento de luxo”.

Do Motor1