Audi vai desenvolver plataforma para carros elétricos com a SAIC

Arquitetura será estratégica para os planos da fabricante alemã de melhorar vendas no mercadio chinês

Em meio à concorrência acirrada no mercado chinês, a Audi vai se valer de sua joint venture com a SAIC para melhorar seus negócios no país asiático. As duas fabricantes vão desenvolver uma nova plataforma para carros elétricos e conectados específica para o mercado local.

A ideia da parceria é que Audi e SAIC façam carros elétricos a partir da nova arquitetura Advanced Digitized Platform (algo como “plataforma digitalizada avançada”, em tradução livre). Segundo a montadora alemã, a futura base vai permitir o desenvolvimento de veículos 30% mais rápido que em um projeto convencional.

Os primeiros carros elétricos da Audi e SAIC frutos desta plataforma serão lançados já em 2025. Inicialmente, a arquitetura vai originar três veículos zero combustão e “inteligentes”. A Audi já tem uma parceria local com a SAIC para produção dos SUVs elétricos Q4 e-tron e Q5 e-tron sobre a plataforma MEB.

A montadora também vai lançar novos modelos em 2025 na China a partir da Premium Platform Electric (PPE), em conjunto com a FAW a partir das JV com o Grupo Volkswagen. A estratégia cai como uma luva para a Audi, que viu as vendas de carros elétricos caírem significativamente na China em meio à guerra de preços e ao crescimento da BYD no mercado local.

Do Automotive Business