Audi vai utilizar computador central nos carros para motor e chassi

Um automóvel possui diversos sistemas e computadores para gerenciar as muitas funcionalidades, especialmente em relação ao conjunto motor/transmissão, controle de tração e estabilidade ou modos de condução. Agora, a Audi decidiu que eliminará todos esses processadores relativos ao motor e chassi, concentrando-se apenas em um único dispositivo de processamento de dados de gerenciar a dinâmica de condução.

De acordo com a marca alemã, o novo processador é 10 vezes mais potente que os atuais usados nos carros da Audi. O potente computador receberá dados de 90 sensores, sendo 20 deles referentes ao chassi. A proposta é aprimorar o desempenho e a dinâmica de condução com fusão de dados mais rápida, o que deve ajudar também na eficiência energética, importante com as novas regras de emissão na Europa.

Com isso, os carros da Audi poderão melhorar o ajuste de potência em entradas de curvas, antecipação de ações, melhor torque vetorial, menor interferência de controles de tração e estabilidade em condução esportiva, entre outros. Sem previsão de instalação nos carros, a Audi explica que o supercomputador de bordo será aplicável tanto nos carros com motores a combustão a gasolina ou diesel, bem como nos híbridos plug-in e elétricos.

A busca pela melhor condução e eficiência, as marcas buscam cada vez mais tecnologias que permitam ampliar a experiência do condutor ao volante, assim como também funcionalidades que a tornam mais econômica.

Do Notícias Automotivas