Aumenta o emprego para os cinquentões
Nos últimos quatro anos, a participação de pessoas com mais de 50 anos cresceu no mercado de trabalho brasileiro, segundo o IBGE. Há quatro anos eram 2,7 milhões de trabalhadores. Atualmente são 3,6 milhões.
Boa notícia para quem ultrapassou os 50 anos e ainda precisa trabalhar. Nos últimos quatro anos, a participação de pessoas com mais de 50 anos cresceu no mercado de trabalho brasileiro, segundo pesquisa do IBGE feita nas seis principais regiões do País.
Em maio de 2002, os trabalhadores com 50 anos ou mais eram 2,7 milhões. No mesmo mês de 2006, o número saltou para 3,6 milhões. Isto é, passou de 15% para 18% da população economicamente ativa.
Nesses quatro anos, o número de trabalhadores com mais de 50 anos cresceu 34% enquanto o emprego total subiu 14%. Isso mostra que a recuperação do emprego nessa faixa de idade está sendo maior em comparação com o restante da população.
Também estão sendo melhores os salários para os trabalhadores com 50 anos ou mais. Mesmo sem incluir aposentadorias ou outros benefícios, o rendimento médio das pessoas empregadas nessa idade era R$ 1.400,00 em maio de 2006, enquanto a renda dos ocupados em geral giram em torno de R$ 1.030,00.
Cinquentões sustentam a casa
Vários fatores são apontados por especialistas para explicar o que ocorre. Um deles é o envelhecimento da população devido ao crescimento da expectativa de vida dos brasileiros. Isto leva o pessoal a ficar mais tempo no mercado.
Outro é que os jovens estão demorando mais a se empregar. Como as pessoas com mais de 50 anos são as principais responsáveis pela manutenção de suas casas, precisam continuar trabalhando. A reforma da Previdência também é citada.