Automóveis sobem. Caminhões caem

Após queda de 11,8% nas vendas de abril, o mercado automobilístico brasileiro se recuperou em maio e registrou crescimento de 5,4% sobre o mês anterior, com a venda de 388 mil unidades, informou segunda-feira a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O resultado só não foi melhor porque o mercado de caminhões sofreu queda de 8,9% no período, para 7.600 unidades. Em consequência disso, as vendas de implementos rodoviários (carretas etc.) caíram 22%, para três mil unidades.
O presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, apontou como obstáculos para o segmento de caminhões a queda das exportações e a diminuição de frete no País.
“Os usineiros estão com dificuldade no caixa. Há baixo transporte no setor de mineração e existe também a sazonalidade no segmento agrícola”, observou.
“As vendas são maiores durante o período de safra”, explicou.

Recuperação
Em sentido oposto, o aumento das vendas de automóveis e comerciais leves cresceu 5,8%, com 237 mil unidades em maio frente 225 em abril. O resultado é 3,2% maior em comparação ao registrado em maio de 2008.
A recuperação também foi positiva no segmento de motocicletas, que cresceu 6,5% no período, com 135 mil unidades comercializadas em maio, contra 127 mil no mês anterior.