Autopeças assina acordo amanhã

Mobilização dos metalúrgicos nas fábricas nas últimas semanas garantiu aumento que patrões negavam.

Acordo com grupo 3 será assinado amanhã

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) assina amanhã a convenção coletiva para toda a categoria com o Grupo 3 (autopeças, forjarias e parafusos), que garante 6,53% de reajuste salarial, índice que compreende 2% de aumento real e 4,44% para a reposição da inflação.

Sérgio Nobre, presidente do nosso Sindicato, destacou que a convenção coletiva preserva a igualdade salarial entre a categoria.

“Começamos a campanha enfrentando realidades diferentes e chegamos a um ponto de equilíbrio, garantindo o mesmo aumento real para todos no grupo”, frisou.

A convenção é resultado da mobilização dos trabalhadores em todo o Estado, que passaram as duas últimas semanas realizando paralisações, atos e greves pressionando as fábricas a se comprometerem com uma proposta econômica com aumento real e abono, conforme decidido na assembleia do dia 17.

No total de nossa base, os compromissos foram assumidos por 76 fábricas (veja abaixo), num universo de 24 mil metalúrgicos, a maioria do Grupo 3. A mesma mobilização ocorreu em outros sindicatos filiados a FEM-CUT no Estado.

“Chegamos a um limite nos compromissos com as fábricas, porém a pressão foi suficiente para conquistarmos um aumento real que era impossível até 15 dias atrás”, disse, Valmir Marques, o Biro-Biro, presidente da FEM, durante plenária para a militância e membros dos Comitês Sindicais sexta-feira na Regional Diadema.