Autopeças cancelam férias coletivas para acompanhar o ritmo das montadoras
58% das empresas do setor não vão dar as tradicionais folgas de fim de ano entre o Natal e o Réveillon aos funcionários. Destas, a maioria, ou 51%, está operando com três turnos de produção para dar conta da demanda. 24% estão com dois turnos e 26% em um turno
A indústria de autopeças vai seguir o ritmo acelerado de produção das montadoras durante o fim do ano. Segundo pesquisa inédita do Sindipeças (entidade que reúne os fabricantes), 58% das empresas do setor não vão dar as tradicionais folgas de fim de ano entre o Natal e o Réveillon aos funcionários.
Destas, a maioria, ou 51%, está operando com três turnos de produção para dar conta da demanda. 24% estão com dois turnos e 26% em um turno.
As outras empresas, que representam 42% do universo da pesquisa, de 144 fabricantes de autopeças, vão folgar entre 11 dias e um mês. Fazem parte deste grupo empresas que estão mais voltadas para o mercado exterior ou para a produção de veículos comerciais.
O setor deverá encerrar o ano com 205 mil trabalhadores, 1,4% menos que o total verificado no fim de 2008. O faturamento previsto é de R$ 63 bilhões, o que significa um recuo de 12,5%.
Do G1