Autovisão/Volks: “Queremos todas as garantias”
Ao informar aos trabalhadores na Volks sobre a visita ao projeto Autovisão na matriz alemã em Wolfsburg, o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, ressaltou a necessidade de todos se manterem unidos durante o processo de negociação.
Só desta maneira, segundo ele, será possível manter as mesmas garantias conquistadas pelos trabalhadores que participam do projeto na Alemanha.
As garantias são a adesão voluntária, manutenção de emprego e salário, e também o retorno à planta Volks.
Feijóo contou que a matriz alemã emprega 50 mil trabalhadores, e tem importância fundamental em Wolfsburg, com 129 mil habitantes.
Lá, o projeto Autovisão tem duas faces. Uma de geração de emprego para desempregados e outra destinada aos trabalhadores Volks como alternativa à manutenção de emprego nos momentos de crise econômica.
Enquanto o primeiro gerou 15 mil empregos na região, o destinado ao pessoal na Volks movimentou cerca de 300 metalúrgicos para novos empreendimentos como fábrica de bancos, área de logística e projetos para fornecedores.
“Aqui no Brasil as características são diferentes, e queremos todas as garantias para não gerar intranquilidade”, explicou.
Além da adesão voluntária, emprego, salário e garantia de retorno à planta, Feijóo avisou que o Sindiato quer a continuidade de investimentos em novos projetos e modelos para além do Tupi.