Avançar sempre! Metalúrgicos da CUT aprovam plano de lutas no último dia da plenária

Os 123 delegados e delegadas fizeram propostas de resolução e emendas ao texto base, contribuições ao debate da categoria, mudanças e atualizações do estatuto, além da recomposição da direção da CNM/CUT

O encerramento da Plenária Estatutária da CNM/CUT foi marcada por decisões importantes para a categoria metalúrgica e também por muitas emoções, com a homenagem prestada ao companheiro Paulo Cayres.

Além de aprovar o plano de lutas para o próximo período em todas as áreas de atuação da Confederação, a plenária aprovou avanços significativos no estatuto da CNM. Um deles foi o que garantiu a participação de um representante de cada federação metalúrgica da CUT na composição da próxima direção da entidade.

Extensão do mandato – Outra mudança importante no estatuto, foi a que tratou sobre extensão do atual mandato para a data limite de 15 de junho de 2011, elevando assim em até um ano o período para a realização do 8º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

“Temos consciência que o próximo ano é estratégico para a manutenção do projeto dos trabalhadores que foi iniciado em 2002, com a eleição do companheiro Lula para a presidência. Por isso é fundamental que possamos reunir forças para eleger as candidatas e candidatos compromissados com um Brasil mais justo, com avanços sociais e mais políticas voltadas para os trabalhadores. Não podemos deixar que o modelo de políticas neoliberais volte a ser praticado neste país”, disse o presidente da CNM/CUT, Carlos Grana.

Recomposição da direção
Por unanimidade, os delegados e delegadas aprovaram a indicação de João Cayres (ABC), como o novo secretário-geral da CNM/CUT, em substituição ao companheiro Valter Sanches, que além de secretário de Relações Internacionais da Confederação, passa a coordenar toda a área de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Outra mudança importante é a entrada de Michele Ida Ciciliato (Taubaté), que ocupava a secretaria de Políticas Sociais, na pasta da Formação, no Lugar de Paulo Cayres (ABC). Para o lugar de Michele, assume a companheira Rosilene Matos da Silva (Manaus).

Também foram indicados os sindicalistas Roberto Pereira da Silva (Sindimetal-ES), Henrique (Juiz de Fora), Kléber William de Souza (Timóteo), Irineu (Pindamonhangaba), Flávio de Souza (Canoas), e Verdinho (Sorocaba) para a direção executiva, além de Paulo Dutra (Taubaté) para o conselho fiscal.

Homenagem ao amigo e companheiro Paulo Cayres
Secretário de Formação da CNM/CUT desde junho de 2007, “Paulão” recebeu uma justa homenagem durante sua fala de despedida. Cayres agradeceu pelo empenho de todos os sindicalistas que participaram do processo nacional de formação durante seu mandato. “Obrigado companheiros, obrigado!”, frisou.

Em uma das paredes do plenário, companheiros e companheiras deixaram uma frase em sua homenagem: “Paulão, não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Obrigado por tudo companheiro”, dizia.

“Avançar sempre!” Foi com essa frase, que o presidente da CNM/CUT, Carlos Grana, encerrou a plenária e se despediu dos participantes.

Da CNM/CUT