B. Grob compra Fris Moldu Car e trabalhadores receberão direitos
Foto: Edu Guimarães
Após oito anos de lutas, cerca de 450 companheiros na antiga Fris Moldu Car, em São Bernardo, receberão os direitos trabalhistas. O pagamento será possível com a aquisição do imóvel pela B.Grob, empresa que fica ao lado do terreno.
“São duas boas notícias, tanto para os trabalhadores na Fris Moldu Car, que receberão seus direitos, quanto a chegada de investimentos da B.Grob”, destacou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.
“A B.Grob é uma empresa grande, multinacional, do setor de máquinas. Ao adquirir o imóvel, significa que acredita no ABC, tem planos para o Brasil e pretende expandir”, afirmou.
A venda foi feita em leilão judicial por R$ 28,8 milhões e parte do valor será direcionada ao pagamento dos créditos trabalhistas (Saiba mais em Confira seus direitos, na página 2). O Sindicato aguarda a definição da justiça de qual será o percentual a ser pago aos companheiros. “Trabalhamos para que a decisão saia ainda neste ano”, disse Rafael.
A trajetória dos trabalhadores na Fris Moldu Car foi marcada por lutas e dificuldades, entre elas o acampamento de quase 10 meses na porta da fábrica em 2007, a anulação da venda do imóvel em 2009 e o afastamento do juiz do caso (Confira abaixo).
“A luta vale a pena e esse é o pensamento que precisamos ter. É investir, acreditar e ser criativo para sair da crise”, enfatizou Rafael. “Tem que ter planos de futuro e não se curvar diante de problemas momentâneos. O Brasil e os trabalhadores são mais fortes que as dificuldades que estamos vivendo”, defendeu.
Acompanhe as determinações da justiça sobre os pagamentos pela Tribuna.