Bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, será sede do centro de P&D da Saab
Inauguração está prevista para a primeira semana do mês de maio
O centro de pesquisas aeroespaciais da indústria sueca Saab, que disputa a licitação da compra de 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira), funcionará em um prédio localizado na avenida Imperador Pedro II, 354, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo.
A inauguração do complexo está agendada para ocorrer no próximo dia 5 de maio. O evento deve contar com a presença de autoridades da Suécia, do prefeito de São Bernardo, de executivos da Saab e representantes de empresas e universidades da Região.
De acordo com o diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Janér, a unidade de pesquisa irá funcionar em dois andares do edifício e a fase de acabamento das salas já foi iniciada. Janér destacou também que a empresa iniciou o processo de seleção para contratar um executivo brasileiro para fazer parte do centro. “Atualmente contamos com o nosso diretor da unidade, Magnus Ahlström, mas acreditamos também que é preciso ter um executivo brasileiro atuando no complexo”, disse.
Uma dos projetos programados da unidade de pesquisas sueco-brasileiro será desenvolver o mapeamento tridimensional de São Bernardo, com o objetivo de identificar áreas de risco da cidade e regiões que apresentam problemas de planejamento urbano. Para isso, deverá ser aberto um canal de comunicação com a população que concentrará informações de áreas que apresentam problemas urbanos.
A ideia é o mapeamento fotográfico digital e as informações da população servirem de base para futuros planejamentos para a solução de problemas. Até o momento não foi divulgado quanto será investido para realizar o projeto e quanto tempo será necessário para a realização. Em maio deste ano, no entanto, os estudos devem ser iniciados.
O centro de pesquisa da Saab trabalhará também na implantação de um sistema de sensores para a detecção da qualidade da água da represa Billings que é distribuída para a cidade. De acordo com os executivos da Saab, o planejamento e os estudos do projeto devem ser realizados em maio deste ano. A instalação dos sensores está prevista para 2012. Os custos do projeto também não foram divulgados
Investimento na Região – O presidente da empresa sueca, Hakan Buskhe, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) anunciaram, no final de setembro de 2010, a criação do centro de pesquisa no município. Buskhe afirmou que serão investidos, aproximadamente, US$ 50 milhões no projeto nos próximos cinco anos. A criação do centro de pesquisa independe da empresa ganhar a licitação F-X2, que determina a compra de 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).
A indústria sueca disputa o negócio bilionário com a francesa Dassault e a norteamericana Boeing. O centro de pesquisa na Região está vinculado à oportunidade de exportar tecnologia da Região para o mundo.
O caça supersônico, produzido pela Saab, é considerado o mais adequado pela FAB e representa a opção menos onerosa para o governo federal. Uma das propostas da indústria sueca é aproveitar o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva do ABCD para instalar um polo aeronáutico em São Bernardo e concentrar a produção de peças da aeronave na Região.
Do ABCD Maior