Bancários definem reivindicações para Campanha Salarial 2009
Os bancários do estado de São Paulo defenderão, nos debates da Conferência Nacional que começará amanhã (17), reajuste salarial de 10%, além de PLR de três salários mais R$ 3.500, como proposta de reivindicação para a Campanha Nacional 2009
A partir desta sexta-feira (17), 640 delegados sindicais de várias regiões do País começam a definir a pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2009, a ser entregue no mês de agosto para a Federação dos Bancários (Fenaban). A data-base da categoria bancária é 1º de setembro. Durante a Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que se estende até o dia 19 de julho, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, serão discutidas e apreciadas pré-pautas definidas nos encontros regionais das federações.
Os bancários do estado de São Paulo defenderão, nos debates da Conferência Nacional, reajuste salarial de 10% (com aumento real de 5% mais a inflação projetada de 4,72%), além de PLR de três salários mais R$ 3.500, como proposta de reivindicação para a Campanha Nacional 2009. A formulação é resultado da Conferência Estadual realizada no início deste mês. Na Conferência Nacional serão debatidas as informações retiradas de consultas feitas em todo o Brasil.
“Os bancos sempre utilizam a desculpa do cenário de inflação baixa para dificultar o avanço nas negociações. A mobilização dos trabalhadores, refletida na mesa de negociação, será fundamental para conquistarmos muito mais do que a reposição da inflação e garantir um aumento real justo nos salários, com vem acontecendo nos anos anteriores”, afirma Luiz Cláudio Marcolino, o presidente do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região, integrante do Comando Nacional dos Bancários que negocia com a federação dos bancos (Fenaban).
Dados da Categoria – Os bancários são uma das poucas categorias no país que possuem um acordo coletivo de trabalho com validade nacional. Todos os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. A categoria conta com mais de 465 mil bancários, sendo 134 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Do Sindicato dos Bancários de SP