Bancários – Greve continua pelo menos até amanhã
Os bancários de todo o País completaram ontem o sexto dia de greve como forma de quebrar a intransigência dos banqueiros que não querem melhorar a proposta de campanha salarial.
Na capital, mais de 14 mil bancários cruzaram os braços e paralisaram as atividades de 308 agências e centros administrativos. Em todo o Brasil, mais de 5 mil agências estiveram paradas. O presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, disse que a categoria manteve a greve forte, apesar da ação policial, medidas judiciais e constrangimento para tentar obrigar os bancários a voltar ao trabalho.”Enquanto os banqueiros não apresentarem uma proposta que corresponda às reivindicações dos trabalhadores, a greve continua”, disse ele. Aqui no ABC, a paralisação atingiu cerca de 120 agências, localizadas nos principais bairros da região.
Maria Rita Serrano, presidente do sindicato do ABC (foto), avaliou como positiva a greve de ontem, já que conseguiu parar mais agências que na sexta-feira. “Fazia tempo que não tínhamos um movimento tão forte”, comentou. Ela avisou que a greve vai continuar pelo menos até amanhã, quando haverá uma avaliação nacional do movimento. “Poderemos mudar a estratégia, parar outros setores dos bancos, decidir por greve em agências de apenas um banco ou decidir pela expansão do movimento”, comentou.