Bancários preparados para a greve
Bancários de todo o País fizeram assembléias ontem para organizar a greve nacional por tempo indeterminado a partir de hoje. Em São Paulo, maior base da categoria, a assembléia estava prevista para começar às 18h, após o fechamento desta edição da Tribuna.
Dos 108 sindicatos filiados à Confederação dos Bancários da CUT (que representa de cerca de 95% dos bancários brasileiros), vários já estavam com a categoria paralisada em regiões dos Estados do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Piauí e Alagoas.
Segundo a secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira, foram esgotados todos os recursos para que a campanha nacional fosse resolvida na mesa de negociação, mas os banqueiros preferiram o caminho da radicalização. “Nossas reivindicações não foram atendidas e só nos resta deflagrar a greve em todo o país”, disse Juvandia.
Os bancários reivindicam 7,05%, que engloba reajuste, aumento real e reposição de perdas, além de PLR de acordo com lucros do setor.