Bancários simulam funeral para lembrar vítimas de acidente de Trabalho
Os bancários realizaram nesta segunda-feira (27) atividade para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
O ato aconteceu no centro da cidade e chamou a atenção de quem passava pela região. Ao som de marcha fúnebre, atores vestidos de operários carregaram um caixão e foram seguidos por duas viúvas que ajudavam na simulação do cortejo. O cenário exibiu 200 cruzes brancas espalhadas pela praça do Patriarca em memória às vítimas.
Somente em 2007, o número de trabalhadores que perderam a vida por conta de acidentes de trabalho totaliza 2.800 pessoas. Dados do Ministério da Previdência Social também apontam crescimento significativo de pessoas portadoras de doenças do trabalho, sendo 653.090 ocorrências no mesmo ano, um aumento de 27,5% comparado a 2006.
De acordo com Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, para que estes números diminuam é fundamental discutir o ritmo de trabalho imposto ao trabalhador. “Os bancários são obrigados a cumprirem metas cada vez mais abusivas o que resultam muitas vezes em adoecimento do trabalhador”.
A manifestação contou com a presença de diversos trabalhadores bancários que estão afastados de suas atividades por conta de lesões ou acidentes de trabalho.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho será lembrado em todo o mundo no dia 28 de abril, data em que acontecerá em Brasília uma manifestação com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais.
Dos Bancários SP