Banco Mundial prevê crescimento de 3,5% do PIB brasileiro
O presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, disse esperar um repique do PIB após o baixo crescimento econômico registrado no Brasil em 2012, e prevê expansão de 3,5% em 2013. “Nós entendemos a frustração pelo crescimento de 0,9% no ano passado, mas ele teve muito a ver com fatores externos, como a baixa demanda global”, disse Yong Kim, após reuniões com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).
“A nossa expectativa é que o crescimento chegue a 3,5% neste ano”, afirmou. Yong Kim reconheceu que “precisamos de crescimento do setor privado”, mas destacou que “o compromisso do governo brasileiro com a inclusão social tem sido impressionante”. Segundo ele, “o sucesso do Brasil é extremamente importante para o sucesso do Banco Mundial”.
Yong Kim disse que “é extremamente difícil prever o impacto” do corte de gastos do governo dos EUA, que entrou em vigor em 1º de março. “Esperamos que os partidos políticos encontrem uma saída”, afirmou Yong Kim, sem fazer previsões sobre os riscos que isso pode ter para a economia global.
Segundo ele, o Banco Mundial está muito atento ao impacto que a fragilidade das economias americana e europeia ainda pode ter sobre os países em desenvolvimento. Yong Kim pediu que se evitem cortes nos gastos em educação e em infraestrutura, diante das dificuldades. “O que estamos fazendo é pedir que os países não ajustem todos os programas para reagir ao curto prazo. Pensem em investimentos em capital humano e infraestrutura”, afirmou o presidente do banco.
Do Valor Econômico