Bancos pagarão indenizações de mais de R$ 1 milhão
TST considerou prática antisindical ações dos bancos contra greve de 2005 e 2006 em Belo Horizonte
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) condenou oito bancos com agências em Belo Horizonte (MG) a pagar indenização ao Sindicato Bancários de Belo Horizonte e Região, por inviabilizar movimentos grevistas em 2005 e 2006. O valor total das indenizações é de mais de R$ 1 milhão.
O processo é uma ação civil pública instituída pelo sindicato e engloba 21 ações impetradas pelos bancos em 2005 e 2006. “A intenção por trás da propositura dos interditos proibitórios (ações que visam a limitar e impedir do direito de greve) era única e exclusivamente de fragilizar o movimento grevista e dificultar a legítima persuasão por meio de piquetes”, disse o ministro do TST Vieira de Mello.
Para o ministro utilizar ações judicias, partindo-se da presunção de abusos a serem cometidos pelos grevistas, atenta contra os princípios concernentes ao direito de greve e configura conduta antissindical.
Foram condenados os bancos ABN AMRO Real, Santander Banespa, Itaú, Unibanco, Mercantil do Brasil , Bradesco, HSBC Bank Brasil – Banco Múltiplo e Safra.
Do ABCD Maior