Band é acusada de censurar entrevista por discordar de opinião de deputada
A assessoria de imprensa da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) acusa a Rádio Bandeirantes de vetar uma entrevista já agendada com a alegação de que a opinião da parlamentar prejudica a emissora. A conversa estava marcada para acontecer na quarta-feira (9/2), com o jornalista José Luiz Datena, durante o “Manhã Bandeirantes”. No entanto, uma hora antes da entrevista, a produção do programa informou o cancelamento.
A pauta seria o Projeto de Lei nº 55/2011, que institui referendo popular obrigatório para a fixação dos salários de Presidente da República e parlamentares. No entanto, segundo a assessoria, o veto foi uma represália ao requerimento apresentado pela deputada à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara, que pedia audiências públicas para debater a renovação de concessões públicas de rádio e TV, entre elas a Band, Record e Globo.
De acordo com a assessoria de imprensa da ex-prefeita de São Paulo, a direção do Grupo Bandeirantes justificou o cancelamento da entrevista afirmando que “este veto é uma resposta aos ataques que a deputada vem fazendo à Rede Bandeirantes”.
Segundo a assessoria de Erundina, a deputada não ataca as emissoras, mas pretende discutir a renovação das concessões, que hoje tem duração de 15 anos e é feita automaticamente, sem audiências públicas. Para a assessoria, a Band agiu por interesse próprio ao cancelar a entrevista.
A emissora informou, por meio de sua assessoria, que não irá se manifestar sobre o caso.
Do Comunique-se