Bateria de sódio é certificada como a mais segura do mundo para EVs

Primeira do mundo com certificação anti-incêndio da China será usada em carros elétricos

A CATL deu mais um passo importante no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos. Sua nova bateria Naxtra de íons de sódio passou com sucesso pelos testes de segurança exigidos pela China e recebeu a certificação GB 38031-2025, voltada a reduzir drasticamente o risco de incêndios. Trata-se da primeira bateria de íons de sódio do mundo a obter essa certificação, que será obrigatória para todas as baterias a partir de 1º de julho de 2026.

O padrão é baseado em um conceito simples: “No Fire, No Explosion”, ou seja, baterias que não podem pegar fogo nem explodir em caso de falhas térmicas. A Naxtra foi testada pelo China Automotive Technology and Research Centre, passando por avaliações de resistência a impactos e gerenciamento térmico durante ciclos de carga e descarga de alta velocidade.

Em termos de desempenho, a bateria apresenta densidade energética de 175 Wh/kg, garante autonomia de até 500 km, mantém 90% da capacidade a -40°C e tem vida útil superior a 10.000 ciclos. Inicialmente, será utilizada em veículos da marca Choco-Swap, criada pela CATL para testar sistemas de troca de baterias em estações robotizadas.

Recentemente, em Brasília, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com representantes da CATL para discutir investimentos no Brasil. O encontro reforçou o interesse da empresa chinesa em expandir sua presença no país, alinhando-se à estratégia do governo brasileiro de fortalecer a produção local de veículos elétricos e armazenamento e impulsionar o setor.

Do InsideEVs