Baterias de carros elétricos podem durar mais que a vida útil dos veículos
A taxa de degradação da bateria nos carros elétricos modernos vem diminuindo drasticamente
Sempre questionadas, as baterias de carros elétricos podem durar mais que a própria vida útil do veículo. A conclusão vem de um estudo da Geotab, empresa de gerenciamento de frotas que, entre outras coisas, analisa dados telemáticos de VEs. Em 2019, a empresa informou que as baterias de veículos elétricos se degradam em 2,3%, em média, a cada ano. Agora, porém, há um novo estudo que mostra que as coisas estão ainda melhores.
Depois de analisar a integridade da bateria de quase 5.000 veículos elétricos de frotas e particulares, representando quase 1,5 milhão de dias de dados telemáticos, a Geotab descobriu que a taxa média anual de degradação das baterias de veículos elétricos modernos é de apenas 1,8%. Segundo David Savage, vice-presidente da marca para o Reino Unido e Irlanda, no mais recente estudo da empresa que analisou a degradação das baterias de veículos elétricos ao longo do tempo, as baterias dos modelos mais recentes parecem ter capacidade de durar muito mais do que a vida útil do veículo e provavelmente não precisarão ser substituídas.
Isso é 22% melhor do que há cinco anos e, o que é mais reconfortante, os veículos com melhor desempenho têm uma taxa de degradação da bateria de apenas 1% ao ano. Uma taxa de degradação anual de 1,8% significa que, em 20 anos, a bateria de um eletrificado teoricamente ainda teria 64% de vida útil. Em outras palavras, teoricamente, ela ainda poderia atingir 64% de seus números originais de alcance.
A Geotab disse que carros elétricos muito usados não apresentam taxas de degradação da bateria mais altas, o que significa que é possível obter números melhores quanto mais eles forem dirigidos. E o que é igualmente interessante é que a taxa de degradação das baterias dos veículos elétricos modernos é menor do que a dos componentes do trem de força dos veículos de combustão interna.
Do InsideEVs