BC dá sinal verde à MetalCred
O Banco Central (BC) aprovou a criação da MetalCred, a cooperativa de crédito dos metalúrgicos do ABC. A cooperativa visa a oferecer crédito aos seus associados a juros bem menores que os praticados pelo sistema financeiro.
Na última quinta-feira, um grupo de diretores do Sindicato esteve com a gerência de cooperativismo do Banco Central que funciona em Belo Horizonte. Além de obter o sinal verde da instituição, o Sindicato entregou a documentação necessária para a criação e funcionamento da cooperativa. Desde novembro do ano passado é que o Sindicato aguardava uma resposta do Banco.
A receptividade do BC à iniciativa dos metalúrgicos foi das melhores. Segundo José Vitório Cordeiro Filho, diretor do Sindicato e da MetalCred, o governo Lula pretende dar ênfase ao sistema de cooperativas pelo que elas podem significar para o desenvolvimento da economia. “Os gerentes do Banco Central reiteraram a seriedade do projeto, por se tratar de uma cooperativa autêntica como são as de produção”, disse o dirigente. Isso significa, segundo Zezinho, que o projeto da MetalCred estabelece transparência e a participação dos asso-ciados em todos seus atos.
Nesta semana o Sindicato começa a planejar o sistema de funcionamento da cooperativa, como a sua organização física, equipamentos de informática e processos de administração. A intenção é que a implantação definitiva ocorra em 60 dias. Até lá, previu Zezinho, toda a documentação já estará pronta.