Berzoini estará no debate na Sede
O projeto de Reforma Sindical discutido entre trabalhadores, governo e empresários no Fórum Nacional do Trabalho vai amanhã ao Congresso Nacional. Mas as mudanças que ele vai provocar na vida dos trabalhadores ainda não estão claras.
Para ajudar a categoria a tirar suas dúvidas sobre o assunto, o Sindicato promove na próxima segunda-feira, dia 7, a partir das 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, debate sobre Reforma Sindical entre sindicalistas e o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini. Já confirmaram presença o presidente nacional da CUT, Luiz Marinho, e o metalúrgico da Bahia, Paschoal Carneiro, da Corrente Sindical Classista e da executiva nacional da CUT.
O debate será gravado e terá os principais trechos transmitidos na edição de sábado, 12 de março, do Tribuna no Ar, o programa de rádio do Sindicato, que vai ao ar ao meio-dia. A transmissão inaugura a nova programação do Tribuna no Ar, que é veiculado na Rádio ABC-AM 1570 Khz. O carro-chefe dessa programação será o debate realizado uma vez por mês sobre um tema importante.
Toda a categoria está convidada a participar.
Ato na entrega do projeto
Cerca de 500 manifestantes de quatro centrais sindicais acompanham amanhã a entrega da proposta de reforma sindical ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Os sindicalistas irão manifestar apoio à proposta e querem pressionar o Congresso a dar prioridade na sua tramitação.
O secretário de Relações do Trabalho, Oswaldo Bargas, acredita na sua aprovação sem grandes alterações, uma vez que a proposta é resultado de 16 meses de discussões entre trabalhadores e empresários.
Entre outros pontos, a reforma quer limitar a criação de entidades sem representatividade. Só em 2004 foram criados 623 sindicatos.