Bicicleta já supera carro como principal meio de transporte em Paris

Resultado faz parte de um programa de incentivo ao uso da bicicleta na capital francesa em detrimento aos deslocamentos feitos com carro

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paris Região (IPR), consórcio de empresas públicas e privadas da região da capital francesa, aponta para uma mudança de comportamento entre os habitantes da cidade. Pela primeira vez, a bicicleta superou o carro como meio de transporte favorito das pessoas. De acordo com o levantamento, 11,2% dos parisienses utilizam a bicicleta para deslocamentos na cidade, contra apenas 4,3% que fazem uso de carro. Os dois métodos preferenciais continuam sendo o deslocamento a pé (53,3%) e o transporte público (30%).

A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre Paris e os subúrbios mais próximos: 14% contra 11,8%. O estudo, divulgado no início de abril, indica ainda que 66,1% dos moradores da capital da França usam transporte público, e 5,5% caminham para se deslocar. Uma das explicações para a mudança de comportamento dos habitantes da capital francesa é justamente o grande investimento feito para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam em 26 de julho.

De acordo com o comitê organizador do evento, os visitantes poderão chegar aos locais de competição por ciclovias. No total, a prefeitura vai disponibilizar mais de duas mil bicicletas elétricas durante os jogos. A prefeitura de Paris estabeleceu como meta reduzir a dependência dos carros e melhorar a mobilidade urbana. O plano começou a ser colocado em prática em 2015 e previa a ampliação em 1.094 quilômetros da malha de ciclovias na capital francesa até 2021, além de criar vias expressas conectando a região da Île-de-France.

O resultado foi um aumento de 47% dos usuários de bicicleta na cidade.    A segunda parte do projeto quer tornar Paris 100% adaptada a bicicletas até 2026. Para isso, está prevista a construção de mais 130 quilômetros de ciclovias, além da restauração de 52 quilômetros de vias já existentes. De 2004 a 2021, a administração de Paris também afirma ter reduzido em 36% as emissões locais (que incluem o consumo energético residencial, as emissões de transportes e da cadeia produtiva e industrial).

Do Olhar Digital