Biometano ganhará relevância no transporte

O diesel manterá um papel de destaque em aplicações comerciais nos próximos anos, mas, no segmento de transporte, vai conviver cada vez mais com biometano, etanol e outros biocombustíveis, além da eletricidade. O custo das tecnologias alternativas e a infraestrutura de abastecimento é que irão ditar os próximos passos, de acordo com os participantes do painel “Matriz múltipla: o sincretismo energético do transporte e do agro”, realizado durante o Automotive Business Experience – #ABX25.

“O diesel ainda seguirá por dez anos liderando o mercado. E nós, da FPT, acreditamos muito na expansão do biometano. Entre o gás e o elétrico, o gás virá primeiro. Essa sempre foi a aposta da empresa”, afirma o diretor comercial da FPT Industrial para a América Latina, Amauri Parizoto. “Na comparação com veículos equivalentes a diesel, os modelos a gás custam entre 15% e 20% a mais. No caso dos elétricos, o custo é duas vezes e meia maior”.

Parizoto ressalta que o diesel ainda vai prevalecer em aplicações comerciais por causa da falta de infraestrutura para fontes alternativas. Porém, acredita na expansão do biometano a partir de nichos de mercado. O executivo da FPT recorda que, na região de Presidente Prudente (SP), já há uma empresa fazendo a ligação dos fabricantes de biometano com os postos de combustível.

“São projetos que vão criar alguns corredores verdes e assim fomentar a venda de caminhões médios e, especialmente, os pesados. Quando o produtor tiver biometano disponível, ele precisará vendê-lo. Essa produção também vai favorecer o ‘repower’ de veículos a diesel para gás. São nichos de mercado que estão se desenvolvendo e teremos novidades pela frente”, afirma Parizoto.

Do Automotive Business