Bloco da Petrobras no pré-sal de Santos pode ter 1 bi de barris

O BM-S-8, bloco no pré-sal da Bacia de Santos operado pela Petrobras e que está em fase de exploração, pode ter reservas de até um bilhão de barris de petróleo.

 A afirmação é do secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, feita nesta terça-feira (12) durante o seminário UK Trade Energy 2013, evento que reúne empresas britânicas e brasileiras, no Rio de Janeiro.

 O bloco tem a Petrobras como operadora, com 66% da sociedade, seguida da portuguesa Galp, com 14%, e das brasileiras Barra Energia e Queiroz Galvão, cada uma com 10%.

 Segundo Almeida, as descobertas nos blocos foram muito diferentes das já realizadas na Bacia de Santos. A estrutura dos poços, disse ele, tem área pequena e espessura muito grande.

 “A parceira entre a Petrobras, a Barra Energia e a BG no BM-S-8 fez algumas descobertas que mudam completamente as perspectivas de descobertas na Bacia de Santos”, disse ele.

 Almeida disse ainda que devem haver outras áreas desse tipo na Bacia de Santos.

 “Essas áreas podem dar um bilhão de barris. Você olha superficialmente, é como um chapéu de cozinheiro [grosso no topo e fino na base]. Isso é só no BM-S-8. Muda completamente as perspectivas. Eu devo ter muito mais reservatórios desse tipo”, afirmou.

 

Do Notícias Bol