Blog expõe manipulação da grande mídia

A grande imprensa rea-giu furiosa ao blog Fatos e Dados criado pela Petrobras na internet no início deste mês e que, em poucos dias, desmascarou as insinuações maldosas da Folha de S. Paulo sobre a contratação, por parte da estatal, da ong Movimento Brasil Competitivo.
Também nestes poucos dias, o blog desmentiu com eficiência matéria do jornal O Globo sobre o uso da mamona como biocombustível, além de corrigir inúmeros outros textos da mídia comercial.
Aberto a quem desejar visitá-lo em http://petrobrasfatosedados. wordpress.com, o blog da Petrobras é bastante simples. Publica as perguntas enviadas pelos jornalistas e as respostas dadas pela empresa às questões, além de textos oficiais sobre assuntos em que seu nome é motivo de polêmica na mídia.

Deslealdade
Em nota, a Folha reclamou que, ao divulgar as perguntas e respostas feitas pelos jornalistas, a empresa acaba com a exclusividade. Disse ainda que não considera adequado que os questionamentos jornalísticos feitos à Petrobras sejam tornados públicos pelo blog antes que as matérias sejam publicadas.
Numa fragrante distorção de interpretação, o jornal O Globo comentou que as perguntas encaminhadas são de propriedade do jornalista e do jornal, e não da empresa.
O jornal Estado de S. Paulo foi mais longe. Em editorial, comentou que o blog é uma deslealdade na relação entre a fonte, que é a empresa, e o jornalista. Acredita ainda que ele seja uma forma de intimidar o trabalho jornalístico.
A Associação Nacional de Jornais bateu na mesma tecla: “É uma falta de ética total porque você está fazendo com que todos os demais concorrentes tomem antecipadamente conhecimento de uma determinada reportagem”.

Equilíbrio
Essa reação da grande imprensa não tem sentido, pois o blog da Petrobras passou a mostrar e desmentir as manipulações feitas pela mídia brasileira.
A Petrobras não se intimidou. O presidente José Sérgio Gabrielli disse que o blog busca dar transparência às informações e que os jornalistas terão de se adaptar à novidade. Avisou que a empresa é a dona das informações e que tem o direito de definir suas divulgações.
Para o jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação, o blog da estatal é um marco na história da comunicação, pois a partir de agora a relação entre as fontes e os veículos de informação muda de patamar, tornando-se mais equilibrada.
Ele afirmou que a mídia, que antes fazia o que bem entendia do conteúdo informativo, agora ficará mais precavida. “Estreita-se a margem de manipulação”, escreveu. Na opinião de Lalo Leal, agora a sociedade terá condições de confrontar entre o que é dito e o que é publicado.