BMW promete seu carro a hidrogênio para 2028
A BMW planeja para 2028 o início da produção em série de carros movidos a hidrogênio. É quando a fábrica de Steyr, Áustria, deverá começar a produzir a terceira geração do sistema de propulsão que vem sendo desenvolvido com o apoio do centro de competência local com o de Munique, Alemanha, sede da companhia.
Os protótipos já estão sendo construídos, com suporte também do polo tecnológico de Landshut, Alemanha. O desenvolvimento tem apoio da Toyota e traz melhorias como redução do espaço ocupado pelo sistema em 25%, alto grau de integração com as futuras arquiteturas de veículos e componentes que o tornam mais eficiente, com mais autonomia, melhor desempenho e menor consumo de energia.
A primeira geração do sistema a hidrogênio foi fornecida pela Toyota em 2014 e instalada no BMW 535iA. Atualmente uma frota piloto utiliza a segunda geração, no BMW iX5 Hydrogen. A BMW desenvolveu todo o sistema e as células são fornecidas pela Toyota.
A reação eletroquímica do hidrogênio do tanque com o oxigênio do ar ocorre na célula de combustível, gerando a eletricidade que alimenta o motor elétrico. O sistema inclui as células, os componentes e sistemas necessários para seu funcionamento, como o sistema de resfriamento e subsistemas de hidrogênio e ar.
Da AutoData