BNDES eleva juros para financiamento de ônibus e caminhões

Banco cria linha de crédito para compra de ônibus com tração elétrica e híbrida

As taxas de juros de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a compra de ônibus e caminhões aumentaram na última sexta-feira (01/04). A partir deste mês, até o final de 2011, os juros serão de 10% ao ano, dois pontos percentuais a mais do que o índice anterior (8%). Já no BNDES Procaminhoneiro, direcionado à compra de veículos por caminhoneiros autônomos, a taxa subiu de 4,5% para 7% ao ano.

Os novos índices foram definidos após o governo federal decidir prorrogar o PSI (Programa Sustentação do Investimento), que terminaria no mês passado, até o final deste ano. O programa foi lançado em julho de 2009 como parte das medidas do governo para reduzir os efeitos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira e permitiu que as empresas do País mantivessem os planos de investimento.

De acordo com o BNDES o objetivo da elevação dos juros para financiamentos de diversos equipamentos é contribuir para a desaquecimento da economia, mantendo os investimentos.

Uma novidade do novo pacote é que foi incluído o financiamento de ônibus com tração elétrica e tração híbrida, combinando o uso da eletricidade com algum outro combustível (diesel, biodiesel, etanol etc). Os equipamentos também terão de ser acessíveis para deficientes físicos e serão comercializados com taxa de 5% ao ano.

Banco da Volks tem recorde
O Banco Volkswagen fechou o ano passado com 198.768 novos financiamentos e um crescimento de 24,5% em sua carteira de crédito, que atingiu R$ 17,5 bilhões em 2010, valor recorde. Dos novos financiamentos, 87,3% correspondem aos automóveis da Volkswagen e 12,6% aos caminhões e ônibus da marca.

De acordo a instituição financeira os resultados foram impulsionado pelo aumento das operações de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), BNDES Finame e Floorplan. O Finame, linha para a compra de ônibus e caminhões, registrou o maior avanço entre as modalidades, com crescimento de 38,3% em comparação ao ano anterior.

Mercedes
O Banco Mercedes-Benz fechou negócio com o Grupo Binotto para o financiamento de 50 caminhões modelo Axor 3344 S para utilização inicial nas áreas de bioenergia e campo florestal. O volume do negócio, realizado por meio do BNDES Finame, foi de R$ 16 milhões.

Do ABCD Maior