BNDES se aproxima do ABC
Unido e organizado, o ABC pode avançar. Foi este o recado do BNDES aos membros do Grupo de Trabalho (GT) de Crédito da Câmara Regional do ABC, durante reunião mantida na última segunda-feira.
O diretor de crédito do banco, Elvio Gaspar, informou que é possível atender os pedidos do GT para ampliar e facilitar o acesso às linhas de financiamento, desde que a região apresente projetos articulados entre as cidades.
“O BNDES está disposto a fazer a parcerias com vários setores se o ABC caminhar junto”, resumiu Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato e membro do GT.
Diálogo
Outros encontros entre técnicos do Banco e o GT acontecerão ainda neste mês e, no dia 31, está programado um seminário em São Bernardo com o presidente da instituição, Luciano Coutinho, quando as parcerias devem ser anunciadas.
“A postura do BNDES mudou. Antes era difícil apresentar questões relacionadas ao pequeno crédito e ao social. Agora o banco se abre mais ao diálogo com a sociedade”, afirmou.
Entre os assuntos debatidos com o BNDES estão a oferta de capital de giro ao setor automotivo, Arranjos Produtivos Locais – APLs, formalização de caminhoneiros, financiamento para catadores e recicladores de lixo, economia solidária, além do próprio funcionamento do banco.