Bolívia: Morales restringe demissões
O novo presidente da Bolívia, Evo Morales, proibiu a demissão sem justa causa de trabalhadores. Segundo o ministro do Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Villegas, o governo dará respaldo para que todos os trabalhadores tenham segurança trabalhista, emprego estável e permanente. “Os trabalhadores têm de ter certeza de suas fontes de trabalho e de renda seguras”, disse.
Villegas, que é tido como um superministro da área econômica, negou que a legislação de 20 anos, que dava liberdade de demissão ao empresariado, vá atrapalhar os planos de desenvolvimento do país. Como era esperado, os patrões não concordaram e afirmaram que a medida trabalhista fará com que as contratações diminuam.
Oposição
Evo Morales enfrentará problemas também em Santa Cruz, estado economicamente mais importante do país. Rubén Costas Aguillera, de oposição, relançou a campanha pela separação da Bolívia. “Temos condições de nos autogovernar”, disse.