Bombeiros de SP terão norma própria para recarga de elétricos em prédios

O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou que divulgará nos próximos dias uma norma própria para instalação de pontos de recarga de veículos elétricos em garagens de prédios residenciais e comerciais. O anúncio foi feito no dia 23 de setembro, durante o seminário Caminhos da Eletromobilidade Urbana em São Paulo, realizado no Memorial da América Latina com participação da Prefeitura, ABVE, C40 e ICCT.

A medida surge em meio ao debate sobre a diretriz nacional publicada recentemente pelo Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros), que sugere requisitos para instalação de carregadores em garagens fechadas. No entanto, segundo o capitão Renato Adashi, do Corpo de Bombeiros paulista, esse documento é apenas “recomendativo e orientativo” e não será seguido de forma automática no Estado.

De acordo com a ABVE, a nova instrução dos Bombeiros de São Paulo exigirá a adoção de normas técnicas da ABNT e responsabilidade técnica do instalador. Entre as NBRs previstas estão: NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão); NBR 17019 (requisitos para instalações em locais especiais – alimentação de veículos elétricos); NBR IEC 61851-1 (sistema de recarga condutiva para veículos elétricos).

Também será obrigatória a habilitação do profissional responsável pela instalação junto à sua entidade de classe, com emissão de ART ou equivalente. Enquanto a diretriz nacional da Ligabom trouxe exigências polêmicas e gerou dúvidas no setor por não ter caráter obrigatório, a instrução paulista terá força normativa e aplicação prática. Segundo os Bombeiros, o texto será construído em diálogo com a sociedade e setores envolvidos, sem imposição imediata.

Do InsideEVs