Brasil bate meta do milênio para a água
O objetivo foi alcançado com oito anos de antecedência
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (Pnad-2007) revelou que o Brasil já atingiu, com oito anos de antecedência, a Meta do Milênio para a água. As Nações Unidas definiram oito ODMs (Objetivos do Milênio) para desenvolvimento e combate à miséria no planeta que devem ser atingidos até 2015. No ODM 7 (Garantir a Sustentabilidade Ambiental), a meta 10 é reduzir pela metade (tendo como ano-base 1990) “a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário”. Com a cobertura de água a 91,3% nas áreas urbanas, a meta de água foi alcançada já em 2007.
Para o esgoto, no entanto, o País pode levar ainda de cinco a 15 anos, avalia a pesquisadora Maria da Piedade Morais, que coordenou a elaboração dos dados que
compõem o Comunicado da Presidência nº 13, “Pnad-2007: Primeiras Análises – volume 5 – saneamento básico e habitação.”
“Se considerarmos a rede geral e as fossas sépticas, o Brasil cumpre a meta também antes. Mas, se considerarmos como adequada apenas a rede geral, aí serão, no ritmo atual de crescimento da rede, mais uns 15 anos”, avalia a pesquisadora.
Só de 2006 para 2007, a rede geral de esgoto chegou a mais 3% da população, passando de 54,4% para 57,4% de cobertura.
Do Ipea