Brasil cai para sétima posição em venda de automóveis no mundo
As notícias não são muito animadoras para o Brasil. De acordo com os números de vendas mundiais de automóveis divulgados pela JATO Dynamic, o País caiu mais uma posição e agora figura na sétima colocação no ranking relativo ao mês de março deste ano. O resultado vem antes das medidas do governo federal para reaquecer o setor.
Pior ainda é que Brasil e França são os únicos países no ´top 10´ a registrarem quedas nas vendas. O mercado brasileiro recuou 1,6% no mês de março, enquanto o francês despencou 21,63%. Bom para a Índia, que cresceu 18,5% no período e ultrapassou o País.
O maior mercado automotivo do mundo segue sendo o chinês. No acumulado do ano foram vendidos no país oriental nada menos que 3.980.452 automóveis, número 1,1% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2011.
Ainda que a China tenha o maior mercado, foram os números dos EUA e Japão que surpreenderam. Os americanos, tentando se livrar de vez do fantasma da crise, apresentaram crescimento de 12,7% nas vendas de março em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os japoneses foram além, cresceram 72,2% – trunfos da reestruturação do país asiático e de suas fabricantes automotivas no pós-terremoto.
Fabricantes
Entre as fabricantes a Toyota volta ao topo. Os japoneses se recuperaram dos efeitos do terremoto que assolou seu país natal e das enchentes que atingiram a Tailândia – onde está instalada uma das principais unidades da fabricante –, os dois no ano passado. Com 1.641.774 unidades vendidas no acumulado do primeiro trimestre 2012, os japoneses dominam o ranking seguidos por VW (1.301.932), Ford (1.143.204), Nissan (1.082.723) e GM (1.024.098).
Com informações da Car And Driver