Brasil deve se recuperar da crise antes da média mundial, diz Henrique Meirelles

Decalaração do presidente do Banco Central foi feita neste sábado (25) , na capital norte-americana

A economia brasileira deve se recuperar da crise um pouco antes da média mundial, declarou neste sábado o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Mirelles, que está em Washington.

“Esperamos que (o Brasil) inicie um processo de recuperação um pouco antes da média mundial, devido ao trabalho preparatório e às medidas adotadas em diversos campos”, declarou a jornalistas, paralelamente à reunião semestral do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O crescimento brasileiro no primeiro trimestre do ano será nulo, indicou sexta-feira em Brasília o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Para o acumulado do ano, o governo projetou recentemente um crescimento de 2%, mas o FMI anunciou uma queda de 1,3% do PIB brasileiro em 2009, em suas previsões desta semana.

O diretor do departamento para a América Latina do FMI, Nicolás Eyzaguirre, assegurou no entanto sexta-feira, em Washington, que a região pode atingir o fundo da crise neste trimestre, para depois começar a decolar.

“É um pouco cedo para dizer isso”, respondeu Henrique Meirelles sobre se isto poderia ser o caso do Brasil.

“Prefiro não generalizar, porque os países latino-americanos têm situação muito diferentes”, acrescentou, referindo-se às declarações de Eyzaguirre.

Da Frans Presse